POR QUE O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO?

A maneira melhor de vencer esse medo é participar de um Curso de Oratória prático, alegre e descontraído.


 

POR QUE O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO?

                                                          Acácio Garcia

Ter medo de falar em público é algo muito natural. Aquele que não tiver um friozinho na barriga, taquicardia ou nervosismo não faz parte do padrão normal. É necessário conhecer as causas que provocam esse medo e usar técnicas para vencê-lo nos primeiros minutos da apresentação.

O medo é psicológico, irracional e não obedece a princípios lógicos, seja o medo de se expor ao ridículo em público, o medo de esquecer tudo, o medo de gaguejar, o medo de tremer, de ficar vermelho ou tantos outros medos que surgem e aumentam na imaginação da pessoa despreparada.

Nesse caso, uma boa dose de relaxamento aliada à autoconfiança afastará esse inimigo atroz.

É importante salientar que estamos falando da timidez de falar em público, que é diferente da fobia social ou da ansiedade social.

O que é fobia social?

Fobia social é o medo irracional com duração intensa e constante durante situações de apresentação na sociedade. Em festas familiares, por exemplo, é manifestada pelo desejo de chegar cedo, bem antes de os familiares chegarem, só para não ter o desconforto de cumprimentá-los; manifesta-se, ainda, no desconforto para ficar em pé ou sentado diante de uma plateia, mesmo que em silêncio, em apresentações em público, ao lecionar em sala de aula, em entrevistas no rádio ou na televisão, em teleconferências, etc.

No caso de vendas ou atendimento ao cliente, o medo de receber um “não” ou de ser contrariado sobre o que está falando levam a pessoa fóbica a se desviar desses fatos sociais ou a enfrentar com muito medo esse pesadelo.

Alguns sintomas da ansiedade na fobia social, tal como em outros transtornos emocionais, podem ser experimentados de várias maneiras: estado de pânico, suor gelado nas axilas, sudorese nas palmas das mãos, vermelhidão, gagueira emocional, taquicardia intensa, visão turbada, sensação de que aquele acontecimento é irreal e vontade urgente de fugir da situação, bem como certeza de que fora dela o medo se dissipa.

Por que o medo?

Ante um perigo qualquer é provocada uma descarga de adrenalina, que vai preparar a pessoa para lutar ou para fugir.

A adrenalina atua como agente vasoconstritor.

Aumentando a pressão sanguínea, o ritmo cardíaco fica mais acelerado, os músculos necessitam de mais sangue para agir e isso produz a desconfortável taquicardia.

O medo tem por finalidade fornecer as ferramentas para que você possa medir o tamanho do problema e decidir como proceder para vencê-lo.

         A  maneira melhor de vencer esse medo é participar de um Curso de Oratória prático, alegre e descontraído.

            Agende-se para vencer esse medo pelo site: www.AcacioGarcia.com.br


POR QUE O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO?